segunda-feira, dezembro 18, 2006

DORES de CABEÇA





Toda a população terrestre sofre de dores de cabeça (cujo termo cientifico é Cefaleias) e cerca de 15 % padece delas pelo menos uma vez por semana.

Em termos estatísticos 90% das dores de cabeça devem se à Tensão, e começam na parte posterior do pescoço ou da cabeça e estendem-se como uma dor surda, não palpitante.

As outras 10% (em que se incluem as enxaquecas e as dores de cabeça provocadas por se deixar de beber café ou sofrer de síndrome de abstinência) tem a sua origem no abrir e fechar (dilatação e constrição) dos vasos sanguíneos da cabeça que colocam em acção os nervos transmissores da dor.


Tratamento natural



Como existem vários tipos de dores de cabeça também existem vários tratamentos:

  • LOUREIRO ( Laurus nobilis) – para prevenção das enxaquecas









  • MATRICÁRIA ( Tanacetum Parthenium)
Deve-se ingerir de uma a quatro folhas frescas por dia para evitar as enxaquecas mas por vezes pode provocar inflamação da boca e língua. Por esta razão é aconselhável em forma de chá colocando as folhas em água a ferver mas sem deixar ferver as folhas. Pode também tomar sob a forma de cápsulas uma a duas vezes dia.





Atenção as grávidas não podem tomar pois existe uma remota hipótese de poder provocar aborto.








  • GENGIBRE (Zingiber Officinale)

  • GINKGO ( Ginkgo Biloba)

E existem muitas mais mas estas estão já comprovadas com documentação diversa, espero que esta informação vos seja útil.

14 comentários:

wicky disse...

por vezes, qd tinha muitas dores de cabeça ou em dias que estou muito fechada ou passo o dia em Lisboa, basta-me ir para perto de locais com árvores e respirar fundo, várias vezes. Abraçar uma árvore e pôr bem as palmas das mãos no tronco tb é uma excelente terapia, tal como em estados de angustia e ansiedade.

Já estás melhor ?

Um abraço e um sorriso

wicky disse...

a gingko é excelente para aquelas falçhas de memória repentinas que não deixam lembrar o código do telemovel ou do cartão ou o que procuramos qd abrimos a porta do frigorifico ou deum armário...

V.P. disse...

Há alguns anos atrás eu tinha dores de cabeça só de um lado (dierito) por cima do olho, eram todos os dias lá para as 18h.. Fui ao médico fiz tac, ressonância.. montes de exames não tinha nada... vou ter de fazer o que dizes!!! Obrigada!!!

Bjx

Bom Natal!!! ;)

Paulo Pires disse...

No meu caso quando tenho dores de cabeça ou estou ansioso necessito de correr sem destino apenas com a brisa na face.
E sim estou um pouco melhor obrigado, fica bem.
Beijos grandes

Paulo Pires disse...

Gostei da dica sobre a Gingko neste momento da minha vida com tantas alterações internas e externas estou necessitando.
Beijos

Paulo Pires disse...

Obrigado Sandra pela tua visita, quanto há serenidade tento no meu dia a dia conservá-la mas nem sempre é possível.
Beijos

Anônimo disse...

Oi PP, que bom qd nos sentimos util as pessoas :)) Tambem sofri de enxaquecas, agora com a idade tudo serenou ...
Beijoca prati* e para o teu mar (ja tenho saudades pois nao vou aí ha algum tempinho)

avelana disse...

bom dia paulo, se não puderes acender um tronco de natal, acende pelo menos uma vela e fita a sua chama

Um abraço, de LUZ

Unknown disse...

Vim aqui desejar umas festas felizes, sobretudo que seja um fantástico ano de 2007.

Hoje, o meu blogue cumpre o primeiro aniversário. Recordo-me que foi criado debaixo de uma neura natalícia tremenda.

Abraço.

António

Paúl dos Patudos disse...

PASSEI PRA LER AS COISAS BOAS QUE EXISTEM AQUI E TAMBÉM DESEJAR UM FELIZ NATAL COM SAÚDE E PARTILHA COM QUEM MAIS AMA
BEIJO NATALÍCIO
ANA PAULA

Magda Moita disse...

Feliz natal a todos e enriquecedora digressão por 2007

Beijos

Paulo Pires disse...

Minha querida cor do mar por falta de tempo e alguns problemas no blogue só agora respondo ao teu comentário. Dentro das minhas possibilidades tento realmente ser útil ao todo e quando assim é sinto uma energia maravilhosa a invadir-me o coração.
Aparece o mar está lindo.
Beijos

Paulo Pires disse...

Querida Conceição agradeço com o meu coraçao o teu que me escreveste.
Um bom Natal e um feliz ano novo
Beijos fofos

Paulo Pires disse...

Querida Avelana obrigado pela tua visita. Não acendi um tronco mas imaginei-me a faze-lo. E como se diz a intenção é que conta.
Feliz 2007
Beijos