
È a mais comum das doenças Endócrinas (órgão envolvido Pâncreas), consistindo na alteração crónica do metabolismo da glucose (glicose/açúcar), com aumento da taxa de glucose no sangue devido a um défice ou a diminuição da sensibilidade à insulina.
A Diabetes Mellitus é classificada em:
- Diabetes Tipo I (DMID- diabetes mellitus insulino-dependentes)
- Diabetes Tipo II (DMNID- diabetes mellitus não insulino-dependentes)
Em relação à Diabetes Tipo I o tratamento é feito com insulina injectável e dieta na Tipo II inicia-se com dieta se não resultar toma medicação (Antidiabeticos orais) e por ultimo pode também necessitar de insulina.
Sinais e sintomas:
- Poliúria (Urinar de hora a hora ou semelhante)
- Polidipsia (muita sede, estas pessoas estão sempre a pedir agua)
- Perda de peso (Tipo I – DMID)
- Cansaço e fadiga
Para controlar a Diabetes é muito importante a Dieta e o Exercício Físico.
Em termos metafísicos e segundo Lise Bourbeau a Diabetes é uma doença do pâncreas que se encontra ligada ao centro de energia do plexo solar. Um problema nesta glândula indica perturbações ao nível das emoções. Uma pessoa com diabetes é emotiva e tem muitas vezes desejos em demasia, quer para ela como para os que lhe são queridos mas fica por vezes ciumenta se alguém tiver mais do que ela.
O facto de alimentar tantos desejos dissimula uma tristeza interior que provém, em geral, de um importante desejo de ternura e de amor não satisfeito.
A diabetes pede-te para que reflictas e aprendas que a tua missão não é controlar a felicidade dos outros mas sim, reconhece que os desejos são essencialmente para ti e não para os outros.
A tua felicidade está em ti e não na satisfação das necessidades dos outros.